domingo, 15 de maio de 2011

WiMax, isso morde?

Que engraçado, eu estava aqui no Messenger procurando alguém que soubesse algo sobre Wimax para me ajudar no próximo post e eu não consegui ninguém para me ajudar. E quando eu perguntava: - Oi, tudo bom? Me ajuda em uma coisinha? Conhece Wimax? A pessoa prontamente respondia com um riso e informava que não sabia nem o que era isso.
Então, eu tive que correr pro meu querido Wikipédia.
E segundo o Wikipédia o Wimax é um padrão IEEE 802.16,especifica uma interface sem fio para redes metropolitana. Foi atribuído a este padrão, o nome WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas). O termo WiMAX foi criado por um grupo de indústrias conhecido como Wimax Forum ujo objetivo é promover a compatibilidade e inter-operabilidade entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi (IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando a um melhor desempenho de comunicação.
O padrão WiMAX tem como objetivo estabelecer a parte final da infra-estrutura de conexão de banda larga (last mile) oferecendo conectividade para uso doméstico, empresarial e em hotspots. Leia Mais,aqui!


Agora eu acho que todo mundo já pode pelo menos saber o que é o WiMax. E continuando  a minha pesquisa sobre o mesmo, achei uma matéria excelente no Terra.com e fiquei com MUITA vontade de compartilhar aqui, WiMax, a internet sem fio do futuro.

Leidson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário